terça-feira, 19 de abril de 2011

Biópsia da medula

   Hoje é meu aniversário. De presente ganhei de meu médico um exame muito bacana, chamado de biópsia da medula óssea.
   Para quem não sabe, medula óssea é um órgão, responsável pela fabricação das células do sangue, e para a biópsia é necessário coletar uma amostra dela. O único inconveniente é que ela fica dentro dos ossos, principalmente no osso da bacia, por ser maior, ou seja, para se coletar uma amostra é preciso perfurar o osso da bacia.
   Fui ao consultório do dr. Gustavo, onde ele me pediu para que eu me deitasse de lado na maca, quase em posição fetal. Após esterilizar a parte de trás do osso da bacia, ele aplicou uma anestesia local, com uma agulha normal, e depois pegou uma outra agulha especial para fazer a coletagem, agora imagine como tem que ser uma agulha que precisa perfurar o osso e ainda por cima coletar uma amostra de um material de dentro dele...
   Enquanto a agulha atravessa a carne não dá pra sentir nada, mas a hora que a agulha encosta e começa a perfurar  o osso, a sensação é muuito estranaha e consigo descrever apenas como uma sensação latejante, tão ruim quanto a dor, mas que não é dor, além de ser muito forte.
   Coletado o material, o médico retira a agulha e faz o curativo para estancar o sangramento, e não há mais dor, apenas uma leve tontura que passa alguns minutos depois.

Um comentário:

  1. Fiz hoje dia 2 de janeiro de 2013 3 exames da medula, doí um pouco, mas é suportável,acho pior do que a dor é a pressão que agente sente durante a extração do material a ser analisado (fragmento do osso). Mas pelo bem estar, a saúde o que não se faz???? Muita fé em deus que ele não te abandonara e te aliviará da dor .

    ResponderExcluir